segunda-feira, 6 de setembro de 2010

As intervenções de Maria na História



Um dos fatos mais impressionantes da fé cristã é o de constatar que Jesus e Maria estão vivos e que ambos são capazes de agir concretamente na história dos homens assim como na história pessoal de cada um.

Ao longo da história, a Virgem Maria se manifestou, respondendo às preces de seus filhos, para acabar com as guerras (Vladimir, Lourdes, Pontmain etc.), invasões (Poitiers, Lepante etc.), enfermidades (Lille), curas (Lourdes). Manifestou-se, igualmente, como guia (Fátima, La Salette, Kibeho), para trazer reconforto (Czestochowa etc.), para proteger crianças (Zeitoun, Rue du Bac etc.), para ajudar os nascimentos (Cotignac etc.), para tocar o coração de todos (Civitavecchia, Soufanieh, Syracuse, ...) etc.

Para agradecer a sua presença maternal e a certeza desta sua solicitude, os cristãos rezam a Ela, há séculos, dizendo-lhe:

"Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria,

que jamais se ouviu dizer

que algum daqueles que tivessem recorrido à Vossa proteção,

implorado o Vosso socorro e invocado o Vosso auxílio,

fosse por Vós desamparado.

Animado, eu, pois, com igual confiança, a Vós,

ó Virgem, entre todas singular, como à minha Mãe recorro..."

Sim, realmente, Maria pode intervir por nós, por cada um de nós, desde que rezemos solicitando a sua intercessão e que seja para a glória de Deus...


Mensagens de Maria a santos célebres ou místicos

Um grande número de cristãos colocou suas confidências por escrito, palavras ou simples sorrisos de Maria que iluminaram e transformaram suas vidas, manifestando-lhes o quanto a Virgem é Mãe de cada um e de todos. A presença da Mãe de Deus em suas vidas era atuante e bendita como poderia ser em cada vida cristã, desde que deixemos a porta aberta convidando-a a entrar, a ela e a seu Filho, Jesus...

Os diálogos dos grandes santos com a Virgem Maria são, igualmente, exemplos de conversas que nós podemos estabelecer com a nossa Mãe, em nossas orações, para que ela nos conduza a Jesus. Estas graças dadas aos místicos de todos os séculos, colocadas por escrito por eles ou por seus discípulos, foram gravadas e perpetuadas, tendo em vista a nossa edificação, para melhor compreendermos quem é Deus e quem é a Sua Mãe.

Seria uma grande perda o não aproveitamento destes magníficos ensinamentos!


Fonte: Marie de Nazareth