sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Escapulário do Carmo

O Escapulário é composto por duas pequenas peças de pano marron, unidas entre si por dois fios ou correntinhas, próprio para ser colocado sobre o peito e outro sobre as costas. Em geral, sobre uma das peças, está estampada uma imagem de Nsa. Senhora do Carmo.
No início o Escapulário era grande e de uso exclusivo dos religiosos Carmelitas, pois é o acabamento do hábito que os próprios religiosos levam, sendo o distintivo específico do mesmo. Mas a igreja, querendo que o povo cristão participasse dos privilégios e bens espirituais ligados ao Escapulário, simplificou seu tamanho, fazendo assim mais prático seu uso para todos.
Em 16 de julho de 1251, a própria Virgem Maria entregou o Escapulário a S. Simão Stock, dizendo estas palavras: " Filho querido, recebe este Escapulário de tua Ordem, sinal de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os Carmelitas. Aqueles que morrerem revestidos com ele não padecerão o fogo do inferno.
É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos e aliança de paz para sempre."

O dia 16 de julho é uma data importante na história da piedade mariana. Comemora-se a entrega do Escapulário pela Virgem Maria.
A segunda promessa de Nsa. Senhora foi feita ao Papa João XXII, referindo-se aos que levarem o Escapulário durante sua vida, diz o seguinte: " Eu Mãe bondosa, descerei no primeiro sábado após sua morte, e a quantos achar no purgatório, levarei ao Montesanto da vida eterna."
O próprio Papa confirmou esta indulgência plenária em favor daqueles que usassem o Escapulário.