O uso do Escapulário expressa a devoção e o amor a Maria, pois, através deste símbolo religioso, manifestamos nossa consagração a Ela. Ao receber este distintivo do hábito da Ordem dos Carmelitas, nos unimos em espírito aos próprios religiosos e nos fazemos participantes de seus bens espirituais.Da parte de Nsa. Senhora, supõe sua presença carinhosa em nossa vida e o cumprimento das promessas por Ela feitas, aos que levassem o Escapulário.
As promessas de Nsa. Senhora:
- Aquele que morrer com o Escapulário não padecerá o fogo do inferno;
- Sua intercessão em favor daquele que, após a morte, estiverem detidos no purgatório;
- Assistência, ajuda e proteção nas dificuldades da vida.
" Na vida protejo, na morte ajudo e depois da morte salvo."
Maria acompanha com carinho durante a vida aos que levam seu Escapulário, está junto a eles na hora da morte e não os abandona após a morte, querendo vê-los na felicidade eterna.
É importante saber que o primeiro Escapulário que levamos, deve ser abençoado e colocado por um sacerdote. Chamamos isto de imposição do Escapulário. Se isto não for possível, use da mesma forma e na primeira oportunidade deixe-o impor pelo sacerdote.
Uma vez colocado nunca mais se deve ficar sem ele. Deve-se levar continuamente e constantemente, de dia e de noite, até a morte. Se por diferentes motivos não puder ser levado sobre os ombros, leve-o ao menos consigo, e a noite antes de deitar, coloque-o e reze as três Aves Marias em honra de Nsa. Senhora.
E agradecendo assim as muitas graças e favores que recebemos continuamente da Santa Mãe de Deus.