quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Vida do Santo Pio de Pietrelcina - parte final



Mártir do Sacramento da misericórdia

Quem participava na celebração Eucarística do padre Pio não podia ficar tranqüilo em seu pecado.

Depois da Santa missa, o padre Pio se sentava no confessionário por longas horas, dando-lhe preferência aos homens, pois ele dizia que eram os que mais necessitavam da confissão.

Era severo com os curiosos, hipócritas e mentirosos, e amoroso e compassivo com os verdadeiramente arrependidos.

Um dos dons que mais impressionava as pessoas era que podia ler os corações.

Um exemplo disso sucedeu um dia em que o padre se encontrou com um jovem que chorava sem importar-se com as pessoas que o rodeava.

O padre se aproximou e lhe perguntou o porque de seu pranto.

O jovem respondeu que "chorava, porque não lhe havia dado a absolução".

Padre Pio o consolou com ternura dizendo: "Filho, vês, a absolução não é que te tive negado para mandar-te ao inferno mas sim ao Paraíso".

O apostolado da alegria

O padre Pio era um homem muito duro contra todo tipo de pecado, mas terno, jovial e amante da vida.

Era um conversador brilhante, com a astúcia para manter suspenso a seus ouvintes.

Cura milagrosa

Um das curas mais conhecidas do padre Pio foi a de uma menina chamada Gema, que havia nascido sem as pupilas nos olhos.

A avó desta a levou a São Giovanni Rotondo com a esperança de que o Senhor fizesse um milagre através da intercessão do padre.

O padre a abençoou e fez o sinal da cruz sobre seus olhos.

A menina recuperou a vista, ainda que o milagre não terminou ali.

Gema viu desde esse momento, sem nunca ter pupilas.

Quando adulta, Gema entrou na Vida Religiosa.

Chamado a Co-redenção

A vida do padre Pio está tão cheia de acontecimentos extraordinários que é necessário buscar as causas deles em sua vida intima.

Quem é chamado a servir na missão redentora de Jesus Cristo tem que sofrer muito moral e fisicamente.

Estes Sofrimentos o purificam e elevam cada vez mais no amor de Deus.

Em uma carta escrita pelo padre em 1913 dizia: "O Senhor me faz ver como em um espelho, que toda minha vida será um martírio".

Desde que ingressou a vida religiosa até que recebeu os estigmas, a vida do padre Pio foi um via crucis.

Em 1912 escreve: "Sofro, sofro muito mas não desejo nada para que minha cruz seja aliviada, porque sofrer com Jesus é muito agradável".

A uma filha espiritual lhe disse um dia: "O Sofrimento é meu pão de cada dia.

sofro quando não sofro.

As cruzes são as jóias do Esposo, e delas sou zeloso.

Uma promessa de amor

Um dia perguntaram ao padre: " Jesus lhe mostrou os lugares de seus filhos espirituais no paraíso?".

"Claro, um lugar para todos os filhos que Deus me confiará até o fim do mundo, se são constantes no caminho que leva ao céu.

A promessa que Deus fez a este miserável".

"E no paraiso, estaremos perto de vós?".

"Ah! filha, e que paraiso seria para mim se não tivesse perto de mim a todos meus filhos?".

"Mas eu tenho medo da morte".

"O amor exclui o temor.

O que chamamos morte, na realidade é o inicio da verdadeira vida.

E logo, se eu lhes assisto durante a vida, quanto mais vos ajudarei na batalha decisiva!".